fbpx
Obesidade

Maior tempo de sono promove redução de peso?

SONO
Escrito por Ícaro Sampaio

A privação do sono ocorre quando a necessidade biológica de sono de um indivíduo não é atendida. As definições dessa condição variam, mas é tipicamente considerada quando o tempo de sono é menor que 7 horas por noite. Existem inúmeros estudos na literatura científica que sugerem que a privação do sono tem efeitos metabólicos que predispõem ao ganho de peso. Mas será que aumentar o tempo de sono pode reduzir a ingestão calórica e promover redução de peso?

Em fevereiro de 2022 foi publicado no JAMA um ensaio clínico randomizado com o objetivo de avaliar os efeitos de uma intervenção de extensão do sono sobre ingestão calórica, gasto energético e peso corporal. Foram incluídos adultos de idade entre 21 e 40 anos, portadores de sobrepeso (IMC entre 25 e 29,9 kg/m2) que tinham uma duração média de sono inferior a 6,5 horas por noite.

Durante as duas primeiras semanas do estudo, os participantes foram orientados a manter seu padrão habitual de sono. Após esse período, eles foram randomizados em dois grupos: intervenção (aumentar tempo de sono) e controle (manter sono habitual).

O grupo intervenção recebeu orientações individualizadas sobre higiene do sono, abordando aspectos como temperatura do quarto, ruído, luz ambiente, uso de televisão/eletrônicos, atividade física e ingestão de cafeína. O objetivo era estender o tempo de sono para 8,5 horas.

Os participantes do grupo intervenção tiveram um aumento na duração média do sono (1,2 horas; IC 95%, 1,0-1,4 horas; p < 0,001). Além disso, apresentaram diminuição significativa na ingestão total de calorias (155 calorias a menos por dia), sem diferença no gasto total de energia, resultando em um balanço energético negativo. Mas será que tais mudanças se refletiram em redução do peso? Sim! Após duas semanas, os “dorminhocos” tiveram uma redução estatisticamente significativa no peso em comparação com os participantes do grupo controle (−0,87 kg; IC 95%, −1,39 a −0,35 kg; p = 0,001).

O estudo teve curta duração e são necessários ensaios mais longos para avaliar o efeito da extensão do tempo de sono sobre a ingestão calórica e o peso corporal. No entanto, fica claro que orientar os pacientes sobre hábitos saudáveis de sono deve fazer parte do nosso plano de tratamento do sobrepeso e obesidade.

Referência: Tasali E, Wroblewski K, Kahn E, Kilkus J, Schoeller DA. Effect of Sleep Extension on Objectively Assessed Energy Intake Among Adults With Overweight in Real-life Settings: A Randomized Clinical Trial. JAMA Intern Med. Published online February 07, 2022.



Banner

Banner

Banner

Sobre o autor

Ícaro Sampaio

Graduação em medicina pela Universidade Federal do Vale do São Francisco
Residência em Clínica Médica pelo Hospital Regional de Juazeiro - BA
Residência em Endocrinologia e Metabologia pelo Hospital das Clínicas da UFPE
Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Editor Endocrinopapers
Médico Endocrinologista no Hospital Esperança Recife e Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: