fbpx
Gônadas Manchetes

Novo artigo avalia risco de mortalidade entre usuários de esteroides androgênicos anabolizantes

Escrito por Ícaro Sampaio

O problema

O uso indiscriminado de esteroides androgênicos anabolizantes (EAA), além dos já conhecidos efeitos causados ao sistema endócrino reprodutivo, como hipogonadismo e infertilidade, está também associado a um maior risco de eventos cardiovasculares, distúrbios psiquiátricos e morte.

Novo estudo publicado

Na semana passada, tivemos a publicação, no formato carta do periódico JAMA, de um estudo de coorte cujo objetivo foi avaliar risco de mortalidade e causas de morte entre usuários de EAA. O estudo incluiu homens dinamarqueses que receberam uma sanção antidoping de 2 anos de exclusão esportiva como parte de um programa antidoping da EAA, identificados através de inspeções esporádicas e testes de drogas em academias de ginástica na Dinamarca. Para cada usuário de EAA, 50 participantes do sexo masculino eram incluídos no grupo controle, a partir da população geral. O acompanhamento teve início em março de 2006 e continuou até a morte, migração ou junho de 2023.

Quais foram os resultados do artigo?

O estudo incluiu 1189 homens cm histórico de uso de EAA e 59.450 controles. A idade média entre os usuários de EAA e dos participantes do grupo controle foi de 27,4 anos. O tempo médio de acompanhamento da coorte foi de 11 anos.

Durante o acompanhamento, 33 usuários de EAA morreram, em comparação com 578 no grupo de controle, resultando em um risco de mortalidade 2,8 vezes maior no grupo de usuários de anabolizantes (IC 95%, 1,98-3,99; P < 0,001). Entre os usuários de EAA, houve 17 mortes categorizadas como não naturais, principalmente por acidentes, e 16 mortes classificadas como causas naturais, sendo as mais prevalentes o câncer e doenças cardiovasculares.

Limitações do estudo

O estudo tem como principal limitação o desenho observacional, que não estabelece causalidade. Ou seja, embora o estudo possa identificar associações entre o uso de esteroides anabolizantes e um aumento na mortalidade, não pode provar que o uso de EAA cause diretamente esse aumento. Além disso, o trabalho sugere que comportamentos potencialmente associados ao uso de EAA, como propensões a correr riscos ou o uso de outras substâncias, podem contribuir para os riscos elevados de mortalidade observados. Isso indica que outros fatores relacionados ao estilo de vida dos usuários de EAA podem ter um papel importante nos resultados observados.

Comentário 

Apesar das limitações citadas, o estudo apresentado traz contribuições significativas para o campo da medicina esportiva e saúde pública, com resultados semelhantes a outros trabalhos já publicados nessa área. A ampla amostra estudada proporciona uma base robusta para as conclusões, tornando os resultados relevantes.

Os resultados do trabalho servem para aumentar a conscientização sobre os riscos associados ao uso de EAA, tanto para o público em geral quanto para profissionais da saúde.

 

Referência: Windfeld-Mathiasen J, Heerfordt IM, Dalhoff KP, Andersen JT, Horwitz H. Mortality Among Users of Anabolic Steroids. JAMA. Published online March 14, 2024. doi:10.1001/jama.2024.3180



Banner

Banner

Banner

Sobre o autor

Ícaro Sampaio

Graduação em medicina pela Universidade Federal do Vale do São Francisco
Residência em Clínica Médica pelo Hospital Regional de Juazeiro - BA
Residência em Endocrinologia e Metabologia pelo Hospital das Clínicas da UFPE
Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Editor Endocrinopapers
Médico Endocrinologista no Hospital Esperança Recife e Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: