fbpx
Diabetes

Há relação entre o uso de análogos do GLP-1 e o risco de câncer colorretal?

Escrito por Ícaro Sampaio

Os agonistas do receptor de GLP-1 (GLP-1 RAs) são aprovados para tratamento do diabetes mellitus tipo 2 e da obesidade. Esses agentes têm efeitos pleiotrópicos na redução da glicose plasmática, induzindo a perda de peso e modulando as funções imunológicas.

Um estudo publicado este mês no JAMA Oncology hipotetizou que, como o sobrepeso/obesidade é um importante fator de risco para câncer colorretal (CCR), os GLP-1 RAs estariam associados a uma diminuição do risco dessa neoplasia em pacientes com DM2 em comparação com o uso das demais classes de antidiabéticos. Foi desenvolvido um estudo de coorte retrospectivo entre pacientes com DM2, virgens de tratamento, comparando GLP-1 RAs com 7 antidiabéticos não-GLP-1 RA, incluindo metformina e insulina.

Durante um acompanhamento de 15 anos em 1.221.218 pacientes com DM2 sem tratamento prévio com medicamentos, os GLP-1 RAs foram associados à diminuição do risco de CCR em comparação com insulina (HR, 0,56; IC 95%, 0,44-0,72), metformina (HR, 0,75; IC 95%, 0,58-0,97), inibidores de SGLT2, sulfonilureias e tiazolidinedionas, e com risco menor, mas não estatisticamente significativo, em comparação com inibidores de alfa-glicosidase ou inibidores da DPP-4.

Durante a análise, achados consistentes foram observados em mulheres e homens. Os GLP-1 RAs foram associados a um risco menor de CCR em pacientes com obesidade/sobrepeso em comparação com insulina (HR, 0,50; IC 95%, 0,33-0,75), metformina (HR, 0,58; IC 95%, 0,38-0,89) ou outros antidiabéticos.

Obviamente, o estudo possui limitações importantes, incluindo potenciais fatores de confusão não medidos ou não controlados, causalidade reversa e outros vieses inerentes aos estudos observacionais. Mais estudos são necessários para confirmar tais achados. Atualmente, já temos evidências sólidas de que tratar a obesidade com agonista de receptor de GLP-1 reduz mortalidade cardiovascular. É hora de analisar com mais atenção os efeitos sobre os cânceres associados à obesidade.

 

Referência:

Wang L, Wang W, Kaelber DC, Xu R, Berger NA. GLP-1 Receptor Agonists and Colorectal Cancer Risk in Drug-Naive Patients With Type 2 Diabetes, With and Without Overweight/Obesity. JAMA Oncol. 2024;10(2):256–258. doi:10.1001/jamaoncol.2023.5573.



Banner

Banner

Banner

Sobre o autor

Ícaro Sampaio

Graduação em medicina pela Universidade Federal do Vale do São Francisco
Residência em Clínica Médica pelo Hospital Regional de Juazeiro - BA
Residência em Endocrinologia e Metabologia pelo Hospital das Clínicas da UFPE
Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Editor Endocrinopapers
Médico Endocrinologista no Hospital Esperança Recife e Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: